Opinião

Você está mais para Adão e Eva ou para Charles Darwin?


De alguma forma o homem surgiu na Terra. Disso nós sabemos. A grande questão e que gera, até hoje, muita controversa, é saber qual a teoria, o Criacionismo da Bíblia ou o Evolucionismo de Charles Darwin, é responsável, realmente, pelo surgimento do homem na Terra e que, graças a uma delas, estamos nós aqui, eu escrevendo e você lendo. Enquanto que a Teoria Evolucionista defende que o homem é o resultado de um demorado, mas gradativo processo de transformação ao longo dos milhões de anos, a Teoria Criacionista defende o argumento de que esse mesmo homem foi criado na sua forma atual nos últimos 10 mil anos. Isso serve para demonstrar como, ainda hoje, em pleno século 21, existem pessoas que simplesmente não só não admitem acreditar em certas evidências como, sequer, aceitam como verdadeiros todos os processos descobertos e empregados hoje pela moderna ciência para se chegar à idade dos fósseis, como o Carbono 14 e outras técnicas.

É verdadeiramente incrível essa realidade, mas ela está aí, bem à nossa frente. Isso, aliás, mostra, claramente, como o homem, em termos de assuntos religiosos, ainda hoje tem medo não só de encará-los, como também discuti-los abertamente sem medo de estar desafiando a Deus. Tudo isso porque ainda uma parcela significativa da humanidade personifica Deus como aquele velhinho de barbas brancas e com cara de poucos amigos que fica lá acima das nuvens gerenciando tudo que acontece aqui embaixo. Talvez você não acredite, mas a crença criacionista nos Estados Unidos é tão forte que, aproximadamente, 130 milhões de americanos acreditam que Adão foi criado por Deus a partir do barro há cerca de 10 mil anos e que Eva originou-se de uma costela dele. Ou seja, aceitam sem nenhuma contestação, e ao pé da letra, o texto bíblico, ignorando as descobertas que a moderna arqueologia realiza quase todo o dia sobre a evolução da raça humana. Já, no Brasil, segundo o Ibope, "apenas" 46 milhões acreditam que a raça humana se originou com os inquilinos do Paraíso Terrestre.

Criacionismo x Evolucionismo é uma discussão que se arrasta ao longo dos tempos e sabe-se lá quando vai ter um fim, se é que vai ter. Ainda bem que não vivemos mais na Idade Média correndo o risco de ir para a fogueira por pensar diferente. Hoje, a liberdade de pensamento e, fundamentalmente, de expressão sobre assuntos religiosos podem ser expressadas sem medo, principalmente do lado ocidental do planeta onde vivemos. Associe a essa liberdade o fato de que, ao contrário do que podem pensar alguns (ou serão muitos?), não é pecado e nem Deus ficará zangado se a sua razão não aceitar algumas "verdades" que povoaram o imaginário dos nossos ancestrais que acreditavam que melancia com uva fazia mal e podia até matar. A propósito dessas duas correntes para a explicação da origem do homem, fica a pergunta: você está mais para Adão e Eva ou para Charles Darwin?



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Você está mais para Adão e Eva ou para Charles Darwin Anterior

Você está mais para Adão e Eva ou para Charles Darwin

O futuro do mercado de trabalho Próximo

O futuro do mercado de trabalho

Colunistas do Impresso